Projeto Leitura

Projeto Leitura
Profª Fanny Monzoni Santos
“Ler pra Crescer”
O aluno que lê vai bem em todas as disciplinas.
Através do projeto de leitura a competência leitura e da escrita no Ensino de Ciências deverá estar presente na formação do aluno para enfrentar os desafios culturais e sócio-políticos da vida na sociedade atual.
Um dos textos de Ciências para alunos 8º usados no Projeto e as atividades vem a seguir:
O Perigo do Álcool e das Drogas

De forma popular, usa-se a palavras “Droga”, ou “tóxico”, para falar de substâncias que atuam sobre o sistema nervoso,alterando a forma de pensar, de sentir e de perceber as coisas.
Nesse sentido, o próprio álcool, a maconha, a cocaína e até solventes, como aqueles que existem na cola de sapateiro, podem ser considerados drogas. Além dos efeitos que essas substâncias têm sobre o indivíduo que as consome, são extremamente graves as consequências que elas acabam causando às famílias e à sociedade.

O Álcool
Os efeitos do álcool sobre o organismo humano são hoje bem conhecidos. O consumo de altas doses de uma só vez pode levar à morte. Também conhecemos os males causados pelo consumo regular de doses menores.
O álcool provoca nítidas mudanças no comportamento de quem o bebe, conhecidas, em conjunto, como embriaguez: ocorre inicialmente uma sensação de euforia* e desinibição; mais tarde , esse estado é seguido de um abatimento conhecido como depressão.
Com o tempo, o sistema nervoso sofre danos permanentes: o alcoólatra acaba tendo enfraquecimento da memória e diminuição da atenção e dos reflexos. Também já foram bem estudados os efeitos nocivos do álcool sobre o figado, que muitas vezes terminam por causar a cirrose hepática e, eventualmente, a morte do indivíduo. Pode-se dizer que a droga mais consumida no Brasil (no sentido de substância modificadora do comportamento) é, sem dúvida. O álcool.

As Demais Drogas
De forma simplificada, as drogas podem ser classificadas, conforme sua ação, em depressores, euforizantes e alucinógenos.
Os depressores, entre os quais se incluem o álcool, a cola, de sapateiro, a benzina, o ópio e alguns remédios para dormir,causam sensação de sonolência. Algumas dessas substâncias têm uso médico, como certas soluções usadas para controlar distúrbios intestinais, ou ainda certos xaropes calmantes da tosse .
Dos euforizantes, o mais conhecido é a cocaína. São também euforizantes certos remédios moderadores do apetites usados em regimes de emagrecimento. Essas substâncias causam euforia* e sensação de maior eficiência e poder. Dão à pessoa passageiramente a impressão de que ela pensa melhor e da forma mais ágil.
Os alucinógenos causam alucinações. Em outras palavras, a pessoa passa a ouvir vozes, sentir cheiros e ver objetos que não existem. A mais comum dessas drogas é a maconha. Também são alucinógenos o LSD e substâncias presentes em certos cogumelos.

A Dependência
As drogas apresentam alguns efeitos comuns, independentemente da ação particular de cada uma. Uma das consequências mais graves de se usar drogas é a dependência. Uma pessoa dependente é aquela que não consegue abandonar o uso da droga, mesmo que tenha consciência de todos os tipos de problemas que ela lhe causa: familiares, escolares, físicos, químicos ou até profissionais. Muitas vezes, essas pessoas tentam abandonar o uso, mas a privação* da droga lhes traz sensações de mal-estar tão grandes que elas voltam a se drogar para se sentir melhor.
As drogas causam desajuste social, distúrbios de comportamento e diminuição da capacidade sexual. Estão em curso, no mundo todo, pesquisas que deverão revelar ainda muitas outras desvantagens de seu uso. Vamos ficar longe delas!
Glossário
Bafômetro ou etilômetro: é um aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcóolica em uma pessoa, analisando o ar exalado dos pulmões. É um equipamento utilizado por policiais para verificar o nível de álcool etílico presente no ar expirado por motoristas.
*Euforia: animação;excitação.
*Privação: falta.
Trabalhando a Leitura

1-Segundo a leitura, como as drogas ou tóxicos são popularmente definidos? Nesse caso, por que motivo pode-se dizer que o álcool é uma droga?

2-Quais são, a longo prazo, os efeitos do consumo continuado de álcool sobre o organismo humano?

3-Você ouviu falar de um instrumento, usado por policias rodoviárias, para medir o teor de álcool nos motoristas?Por que motivo a legislação de todos os países pune motoristas que estejam comprovadamente sob o efeito do álcool?

4- A leitura se refere a um dos efeitos das drogas, chamado de dependência. O que vem a ser esse efeito? Poderíamos dizer que o fumo causa dependência?

Orientações para os Professores
1- Após a leitura do texto pelos alunos, o professor deve promover uma discussão sobre o texto;

2- O professor deve falar sobre a lei seca, segue um resumo:
Em 19 de junho de 2008 foi aprovada a Lei 11.705, modificando o Código de Trânsito Brasileiro. Apelidada de "lei seca", proíbe o consumo da quantidade de bebida alcoólica superior a 0,1 mg de álcool por litro dee ar expelido no exame do bafômetro (ou 2 dg de álcool por litro de sangue) por condutores de veículos,ficando o condutor transgressor sujeito a pena de multa, a suspensão da carteira de habilitação por 12 meses e até a pena de detenção, dependendo da concentração de álcool por litro de sangue.
Apesar de não ser permitida nenhuma concentração de álcool, existem valores fixos, prevendo casos excepcionais, tais como medicamentos à base de álcool e erro do aparelho que faz o teste. A concentração permitida no Brasil é de 0,2 g de álcool por litro de sangue, ou, 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro.
Sob pressão do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em 16 de novembro de 2011, entrou em análise um projeto para endurecer a Lei Seca. O projeto determina que dirigir sob efeito de qualquer nível de álcool passa a ser considerado crime e determina que a prova contra quem se recusar a fazer o bafômetro pode ser feita através de testemunhas, vídeos ou imagens.
Na prática, tanto uma pessoa que dirigir após comer um bombom de licor, quanto outra que está, realmente, alcoolizada estarão cometendo um crime.
Atualmente, a falta de fiscalização intensiva faz com que a lei seca não seja respeitada por muitos motoristas, que discordam da forma como a lei é aplicada.

3- Passar o Questionário para os alunos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário